domingo, 3 de julho de 2011

Sobre a lição de casa

"1. Jamais faça a lição por seu filho ou permita que outros o façam. Tenha clareza de que a lição é de seu filho e não sua, portanto, ele tem um compromisso e não você. Deixe-o fazendo a sua tarefa e vá fazer algo seu, ele precisa sentir que o momento da tarefa é dele.


2. Organize um espaço e um horário apropriados
para ele fazer as tarefas.
3. Troque idéias ou formule perguntas para ajudar no raciocínio, mas só se for requisitado. Não dê respostas, faça perguntas, provoque o raciocínio.


4. Oriente, a correção fica a cargo do professor. Importante: não vale apagar o erro de seu filho. Quem deve fazer isso é o professor, aponte os erros (torne o erro construtivo).


5. Diga "tente novamente" diante da queixa. Refaça. Recomece. Caso seu filho perceba que errou, incentive-o a buscar o acerto ou uma nova resposta. Demonstre com exemplos que você costuma fazer isso, nesse caso, valem os itens anteriores para reforçar este.


6. Torne o erro construtivo. Errar faz parte do processo de aprender (e de viver!). Converse, enfatizando a importância de reconhecermos os nossos erros e aprendermos com eles. Conte histórias que estão relacionadas a equívocos.

7. Lembre-se de que fazem parte das tarefas escolares duas etapas: as lições e o estudo para rever os conteúdos.
As responsabilidades escolares não findam quando o aluno termina as lições de casa.
Aprofundar e rever os conteúdos é fundamental.

8. Não misture as coisas, lição e estudar são tarefas relacionadas à escola, lavar a louça, arrumar o quarto e guardar os brinquedos são tarefas domésticas, os dois são trabalhos, no entanto, de naturezas diferentes. Não vincule um trabalho ao outro, e só avalie as obrigações domésticas.

9. Não julgue a natureza, a dificuldade ou a relevância da tarefa de casa. A lição de casa faz parte de um processo que começou em sala de aula e deve terminar lá.
Se você não entendeu ou não concordou, procure a escola e informe-se.
Seu julgamento pode desmotivar seu filho e até mesmo despotencializar a professora e, consequentemente, a tarefa de casa e seus objetivos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog